A APDIO

Associação Portuguesa de Investigação Operacional é uma sociedade científica que congrega a comunidade portuguesa interessada em Investigação Operacional. Foi fundada em 1978 e é membro nacional da Federação Internacional das Sociedades de Investigação Operacional (IFORS – International Federation of Operational Research Societies) e da Associação das Sociedades de Investigação Operacional Europeias (EURO – Association of European Operational Research Societies).

A APDIO realiza regularmente várias atividades de entre as quais se destacam a organização de conferências nacionais, simpósios e conferências internacionais, a atribuição de prémios a trabalhos de estudantes e a artigos publicados pelos seus sócios, a distribuição de um boletim informativo, o apoio à realização de encontros temáticos, o acesso a uma lista de discussão eletrónica.

Sobre nós

Objetivos, Estatutos e Sociedades

Objectivos da APDIO (Artigo 2º dos Estatutos)
  • Promover a divulgação da IO em atividades tais como cursos, seminários e conferências.
  • Reunir e colocar à disposição dos seus membros, informação atualizada relativamente a entidades, singulares ou coletivas, interessadas na prestação, ou na receção de estudos, projetos ou outros serviços no domínio da IO.
  • Contribuir para a aplicação da IO em Portugal através da realização de pareceres ou estudos prévios sobre as suas potencialidades relativamente a problemas apresentados por entidades públicas ou privadas.
  • Editar publicações e colocar à disposição dos seus membros elementos informativos sobre IO e temas afins.
  • Cooperar e contactar com associações congéneres e outros organismos estrangeiros tendo em vista o intercâmbio científico e técnico.
  • Realizar outras atividades de natureza científica ou técnica que promovem a qualidade e a difusão da IO em Portugal.